Celebrar

13/11/2011 00:09

Palavra: Mt 14, 15-21

15 Ao entardecer, os discípulos chegaram perto de Jesus, e disseram: “Este lugar é deserto, e a hora já vai adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar alguma coisa para comer.” 16 Mas Jesus lhes disse: “Eles não precisam ir embora. Vocês é que têm de lhes dar de comer.” 17 Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes” 18 Jesus disse: “Tragam isso aqui.” 19 Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Depois pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães, e os deu aos discípulos; os discípulos distribuíram às multidões. 20 Todos comeram, ficaram satisfeitos, e ainda recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram. 21 O número dos que comeram era mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

 

Reflexão – Celebrar a Eucaristia em comunidade

 

A Eucaristia é o sacramento-memória dessa presença de Jesus, lembrando continuamente qual é a missão a que a nós, cristãos, fomos chamados. Jesus eucarísticos continua fiel à missão de servir ao povo. Jesus Eucarístico reúne e alimenta as multidões sofredoras. Jesus Eucarístico realiza os sinais de um novo modo de vida. Jesus anuncia o Reino de Deus.

Muitas vezes já estamos cansados de servir. Nos lamentamos como os discípulos dizendo que é tarde, estamos cansados e queremos que Jesus mande embora aqueles que recaem constantemente. Estamos num tempo de secura e deserto em nossa caminhada de Igreja e parece que não produzimos mais frutos. Porque estamos assim desanimados, se nos alimentamos no corpo e sangue de Jesus?

Assim como Jesus insistiu com os discípulos, insiste hoje com você dizendo: “vocês é quem têm de lhes dar de comer”. Não desanime, persevere, esta é a missão da Igreja  de cada um de nós, ir ao encontro da necessidade do irmão. Podemos reclamar murmurar dizendo que o que temos para oferecer é tão pouco e são tantos os dependentes  e familiares, “só temos cinco pães e dois peixes”. Esquecemo-nos  de que quem realiza a obra, o milagre, é Jesus, nós apenas somos instrumentos. Devemos ir ao encontro do irmão, porém a obra de multiplicar é Dele. Quando Jesus diz tragam isso aqui, está dizendo aos discípulos, a cada um de nós e a Igreja: façam a sua parte, isto é, coloquem os seus dons a serviço da comunidade que Eu farei a minha parte. É Jesus quem transforma o pouco de cada um de nós, o pouco que somos e temos, em fartura e bênçãos na vida dos irmãos. Eucaristia é partilha. Quando colocamos os dons de Deus a serviço da Igreja, Ele  realizará a obra da multiplicação. Acredite. Você pode atualizar. Na graça de Deus, os milagres de Jesus, trazendo da morte para a vida.