Confessar

10/07/2011 00:06

 

Palavra: Mc 1,2-8

 

2Está escrito no livro do profeta Isaías: “Eis que eu envio o meu mensageiro na tua frente, para preparar o teu caminho. 3 Esta é a voz daquele que grita no deserto: Preparem o caminho do Senhor, endireitem suas estradas!” 4 E foi assim que João Batista apareceu no deserto, pregando um batismo de conversão para o perdão dos pecados. 5 Toda a região da Judéia e todos os moradores de Jerusalém iam ao encontro de João. Confessavam os seus pecados, e João os batizava no rio Jordão. 6 João se vestia com uma pele de camelo, usava um cinto de couro e comia gafanhotos e mel silvestre. 7 E pregava: “Depois de mim, vai chegar alguém mais forte do que eu. E eu não sou digno sequer de me abaixar para desamarrar as suas sandálias. 9 Eu batizei vocês com água, mas ele batizará vocês com o Espírito Santo.”

 

 

 Reflexão – Confessar os pecados

 

O evangelista Marcos de imediato apresenta João Batista, o precursor do Messias. João vem preparar o caminho Dele, aplainar as suas verdades. E o faz proclamando um batismo de conversão para a remissão dos pecados. Ele abre o caminho para o Salvador até seu coração, para aquele que mergulha numa mudança de vida. O batismo com água é imersão na conversão, é mudança de coração, que assim se constituirá em espaço para o Messias.

            Quem acolhe esse batismo está necessitado da presença salvadora de Deus em sua vida que pelo pecado se sente excluído da presença amorosa de Deus, por isso a Palavra diz: “Vinham até João, eram por ele batizados no Jordão, confessando seus pecados.” Ma João frisava: “Não sou o Messias, Ele é mais forte do que eu, Ele batizará vocês no Espírito Santo, o meu batismo é de conversão.”

            Também nós, dependentes, temos a necessidade de falar de falar dos nossos pecados, das nossas angustias, das nossas dores. Precisamos hoje de um “João Batista” que nos acolha , que nos escute e dê um sentido, um rumo certo para nossas vidas mostrando Jesus, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.

            Com certeza, a maioria de nós já foi batizada quando éramos pequenos. Porém não entendemos, seja pela falta de compromisso com a comunidade ou pela falta da vivência das promessas batismais, o que os pais e padrinhos em nosso nome. Isto é, o real sentido do batismo em nossas vidas. Por isso ainda não somos convertidos. Só participamos do rito.

            Mas sabemos que há uma voz que clama dentro de nós: “endireitem suas vidas, preparem o caminho, o Messias está perto, confessem seus pecados”. E se um dia você quiser, Ele o batizará no Espírito Santo!