Servir

15/07/2012 00:04

Palavra: Lc 1,39-45.56

 

39 Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, às pressas, a uma cidade da Judéia. 40 Entrou na casa de Zacarias, e saudou Isabel. 41 Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42 Com um grande grito exclamou: “Você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre! 43 Como posso merecer que a mãe do meu Senhor venha me visitar? 44Logo que a sua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança saltou de alegria no meu ventre. 45 Bem-aventurada aquela que acreditou, porque vai acontecer o que o Senhor lhe prometeu.” 46 Maria ficou três meses com Isabel; e depois voltou para casa.

 

Reflexão – Servir

Estamos caminhando no Programa de Vida Nova, já demos importantes passos: admitimos nossa dependência, confiamos em Jesus, entregamos para Ele a nossa vida, já nos arrependemos, confessamos, renascemos, reparamos, tivemos a coragem de professar a fé e queremos permanecer orando e vigiando sempre. Hoje vamos meditar sobre o Passo Servir.

O serviço é prática necessária para o seguimento de Jesus. Maria se colocou a caminho passando por cima de muitas dificuldades para servir Isabel. Nós como batizados e hoje comprometidos com a vida sabemos que a Igreja só serve para servir. Se a Igreja que somos nós, não serve o irmão necessitado não serve para nada, isto exige que eu coloque em prática no Programa de Vida Nova a dimensão do serviço.

Toda a pessoa em sobriedade que está perseverando nesta caminhada de conversão tem o dever de servir a Jesus nos irmãos. Um dia alguém através do seu serviço me estendeu a mão. Hoje eu quero estender a minha mão a tantos necessitados que precisam de ajuda.

 

Servir é acolher com alegria, incondicionalmente, principalmente os excluídos, os necessitados, os pobres, os dependentes, os oprimidos, os marginalizados e fazer destes os nossos preferidos.

Servir na Igreja é promover um encontro das pessoas consigo mesma e com projeto libertador de Jesus.

Servir é promover o diálogo entre os irmãos para que na graça de Deus possam se reconciliar.

Servir é fazer o velho homem se encontrar com o novo homem.

Servir é ter alegria e a felicidade de acreditar na proposta de uma vida nova.

A missão do agente é expressar o amor gratuito do Pai, servindo gratuitamente a exemplo de Maria nossa mãe e todos, fazendo dos excluídos os nossos preferidos através da Pastoral da Sobriedade, sendo solidários, só por hoje, graças a Deus.