Aconteceu

 

1º formação diocesana permanente para agente da Pastoral da Sobriedade

Aconteceu no dia 11.04.10 na Casa do Calvário, Comunidade Paraisópolis - Paróquia Nossa Senhora do Paraíso abertura com a Santa Missa, e com a primeira palestra com a Srª. Ivana Serpetino C. Feijó (foto abaixo)  

Assessora técnica de saúde mental e cultura da paz  STS-Campo Limpo Subprefeitura do Campo Limpo-SP

Que colocou a necessidade de implantar caps. (centro de atendimento psicossocial) na nossa região, pois temos 1 milhão de habitantes e apenas 1 caps. no JD.. Lidia e o correto é 1 caps. para 100 mil habitantes, só na Paraisópolis haveria a necessidade de 1 unidade, hoje a prefeitura sabe da importância dos grupos de auto ajuda (pastoral da sobriedade), porque estes grupos tem reconhecidamente um trabalho com resultados positivos, sendo referência até mesmo para a prefeitura, desde 1996 com a formação do PAS, o município ficou sem verba federal através do SUS e por 7 anos não recebeu um único centavo para estes tratamentos, e o nosso município assim como nossa região ficou deficitária, hoje precisaríamos com urgência de 5 caps., só para nossa região, para se ter um idéia do investimento federal na saúde do estado de São Paulo, que é o maior arrecadador da federação, o mesmo dinheiro que vai para o estado do Pará e do Acre é enviado para São Paulo, segundo dados oficiais um terço da população tem dependência álcool ou droga por isso devemos fazer que nossa cidadania seja respeitada no dia 14 de abril na Unisa houve plenária sobre saúde mental onde esta inclusa o tratamento de álcool e droga, encerrando sua palestra enfatizou o importância do trabalho da pastoral assim como seu envolvimento sócio político e agradeceu pelo serviços prestados a população e se dispôs a ajudar no que for possível. Dando sequencia Beto - coodernador na Pastoral da Sobriedade e da Casa São José. (foto abaixo)

iniciou citando Dom Luis Antonio Guedes que disse: "a política é a forma mais nobre de se fazer a caridade", a população e o contribuinte tem que se mobilizar e reivindicar junto ao Ministério público a implantação de caps AD (álcool e droga), nossa pastoral esta se encaminhado para se tornar mundial pelo interesse de mais países em conhecer nosso trabalho e como nossos grupos funcionam, já que este mal afeta todo o mundo, foi informado que a pastoral nacional tem um site com banco de dados que é alimentado pelos grupos daí a necessidade de mantermos atualizados todos estes dados, pois hoje a pastoral é um organismo da CNBB e tem cadeira cativa e direito a voto, falou também da estrutura das reuniões e suas mudanças nas formas e nos passos, inclusão de ciclos, explicando item por item, e salientando que sempre o sigilo deve fazer parte das reuniões.

 

veja as fotos do encontro.