Confessar

31/10/2010 00:02

 

Palavra: Ef 5,1-14

Imitar a Deus -* 1 Sejam imitadores de Deus, como filhos queridos. 2 Vivam no amor, assim como Cristo nos amou e se entregou a Deus por nós, como oferta e vítima, como perfume agradável. 3 Fornicação, impureza e avareza não sejam nem assunto de conversa entre vocês, pois isso não convém a cristão. 4O mesmo se diga a respeito de piadas indecentes, picantes ou maliciosas. São coisas inconvenientes. Em vez disso, dêem graças a Deus. 5 Estejam certos de uma coisa: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta - pois a avareza é uma idolatria - jamais terá herança no reino de Cristo e de Deus. 6 Ninguém engane vocês com argumentos vazios, porque essas coisas atraem a ira de Deus sobre os desobedientes. 7 Não sejam cúmplices deles! 8Outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Por isso, comportem-se como filhos da luz. 9O fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. 10aibam discernir o que é agradável ao Senhor. 11ão participem das obras estéreis das trevas; pelo contrário, denunciem tais obras. 12á até vergonha dizer o que eles fazem às escondidas. 13orém, tudo o que é denunciado, torna-se manifesto pela luz, 14ois tudo o que se torna manifesto é luz. É por isso que se diz: «Desperte, você que está dormindo. Levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará.»

 

  Reflexão – Confessar é ser filho da luz

             A vida nova compreende a renovação de todas as atitudes do homem. Muitas vezes são as pequenas coisas dita ou feitas que vão nos afastando da graça de Deus e das pessoas.

            A palavra de Deus nos aponta o caminho para vivermos na sobriedade. Perceber o que significa luz e trevas nos remete ao livre arbítrio que nos é dado por Deus onde a cada dia Ele coloca diante de nós a vida e a morte e bênção e a maldição. Isto é o poder de escolher e definir o tempo presente e o nosso futuro. A escolha de hoje, as palavras ditas ou atos feitos hoje terão conseqüências em nossa vida futura.

            Nos comportamos como filhos da Luz é viver no amor. É discernir entre o bem e o mal.

            O que são luzes? Imitar a Deus, viver no amor, em tudo dar graças. Ser bondoso, justo, verdadeiro, sensato. Denunciar as obras más. Comportar-se como filhos da luz é ter como herança a vida eterna.

            Confessem seus pecados

            “Desperta, você que está dormindo. Levanta-se dentre os mortos. E Cristo o iluminará!” Não seja tolo, mas um homem sensato, prudente e sóbrio.