Confiar

10/10/2010 00:53

 

Hoje estamos vivenciando 2º passo do Programa de Vida Nova da Pastoral da Sobriedade, Confiar. Rezemos:

 

“Senhor confio em Ti, ouve o meu clamor. Cura me!”.

 

Semana Passada vivenciamos o 1º Passo Admitir. Estamos aqui reunidos para vivenciar, hoje, o 2º Passo: Confiar deste Programa de Vida Nova que nos liberta e mostra uma nova madeira de viver.

Este Programa está baseado na Palavra de Deus, na Doutrina da Igreja, nos Sacramentos e na pedagogia de Jesus Cristo Libertador para levar a uma conversão.

A sua conversão e a sua libertação não serão imediatas. O processo é longo, árduo e dependerá da sua perseverança.

 

Palavra: Ex 3, 7-10

 7 Javé disse: “Eu vi muito bem a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi o seu clamor contra seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. 8 Por isso, desci para libertá-lo do poder dos egípcios e para fazê-lo subir dessa terra para uma terra fértil e espaçosa, terra onde corre leite e mel, o território dos cananeus, heteus, amorreus, ferezeus, heveus e jebuseus. 9 O clamor dos filhos de Israel chegou até mim, e eu estou vendo a opressão com que os egípcios os atormentam. 10 Por isso, vá. Eu envio você ao Faraó, para tirar do Egito o meu povo, os filhos de Israel”.

 

Reflexão –Deus ouve meu clamor:

 

            Confia em Deus. Ele vê, ouve e conhece a situação sofrida do seu povo. Ele ouve o teu clamor.

            Deus revela o seu plano de salvação para vida de cada um de nós se caminharmos com Ele.

            O clamor humano é, ao mesmo tempo, uma tomada de consciência da situação opressora e o desejo, a fé e a esperança de libertar-se. Este clamor se liga com a iniciativa divina: Deus vai salvar o seu povo. Deus vai me salvar . deus ouve a súplica do dependente e de sua família.

            Nosso Deus, com suas ferramentas próprias, intervém de modo especial, onde a vida está ameaçada, sobretudo pela escravidão da droga e de tantas dependências que a fazem sucumbir.

            Deus conhece a miséria e o sofrimento pelo qual o dependente passa. E intervém na sua história para libertá-lo dessa escravidão e conduzi-lo à sobriedade.

            Deus conduz para uma “terra onde corre leite e mel”: Deus liberta. A libertação, entretanto, é um movimento pessoal e comprometido com o projeto de Deus.

            Alcançar a libertação deve ser uma decisão firme de lutar pela conquista da maneira nova de viver proposta por Deus.

            A libertação depende da minha atitude concreta de adesão ao Programa de Vida

Nova!