Orar e Vigiar

21/03/2010 00:56

 

Palavra- 17,14-21

 

14 Eles foram em direção à multidão. Um homem aproximou-se de Jesus, ajoelhou-se, 15 e disse:”Senhor, tem piedade do meu filho. Ele é epilético, e tem ataques tão fortes que muitas vezes cai no fogo ou na água. 16 Eu o levei aos teus discípulos, mas eles não conseguiram curá-lo” 17 Jesus respondeu: “Gente sem fé e pervertida! Até quando deverei ficar com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam o menino aqui.” 18 Então Jesus ordenou, e o demônio saiu. E na mesma hora o menino ficou curado.19 Os discípulos se aproximaram de Jesus, e lhe perguntaram em particular: “Por que nós não conseguimos expulsar o demônio?” 20 Jesus respondeu: “É porque vocês não têm bastante fé. Eu garanto a vocês: se vocês tiverem fé do tamanho de uma semente de mostarda, podem dizer a esta montanha: ‘Vá daqui para lá’, e ela irá. E nada será impossível para vocês. 21 Somente oração e jejum podem expulsar esse tipo de demônio.”

 

Neste texto percebemos que os discípulos falharam em suas primeiras tentativas. Muitas famílias de dependentes químicos nos procuram e querem uma solução imediata, isto é, “um milagre imediato”.

Nós sabemos que alcançar a graça da sobriedade é um processo longo e dependerá da nossa perseverança. Não é participando de uma ou duas reuniões do Grupo de Autoajuda que a pessoa  alcança a sobriedade. O motivo é sempre o mesmo a falta de fé. E Jesus ainda acrescenta: “gente sem fé, gente pervertida, até quando eu deverei ficar com vocês, até quando eu terei que suportá-los?” Quando clamamos pela sobriedade de nossos filhos e nossa, precisamos também nos ajoelhar diante de Jesus, mostrar toda nossa fragilidade e clamar Senhor tem piedade de meu filho!”

Novamente recordamos que a conversão é um processo diário. É Jesus quem expulsa da nossa vida “os demônios” da dependência, das doenças, da falta de fé e de perseverança e só Nele, um dia, ficaremos realmente curados. Quem realiza a obra é Jesus, não os discípulos e  nem os agentes da Pastoral da Sobriedade. Quem ora, vigia, tem fé e persevera na caminhada poderá transpor todas as dificuldades e males. É Jesus que nos diz: “somente a oração e o jejum podem expulsar este tipo de demônios” (a falta de fé, de perseverança, o uso de drogas, a dependência química e principalmente a omissão). Se nós queremos a graça da sobriedade, preciso fazer muito jejum para alcançarmos esse milagre.

Quantas vezes você já jejuou pela sua recuperação e pela recuperação dos dependentes químicos de nossa família?

Mais uma vez frisamos que o milagre se dá na perseverança da oração e do jejum.