Renascer

28/02/2010 00:06

 

Palavra Rm 6, 4-11

4 Pelo batismo fomos sepultados com ele na morte, para que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos por meio da glória do Pai, assim também nós possamos caminhar numa vida nova. 5 Se permanecermos completamente unidos a Cristo com morte semelhante à dele, também permaneceremos com ressurreição semelhante à dele. 6 Sabemos muito bem que o nosso homem velho foi crucificado com Cristo, para que o corpo de pecado fosse destruído e assim não sejamos mais escravos do pecado. 7 De fato, quem está morto, está livre do pecado. 8 Mas, se estamos mortos com Cristo, acreditamos que também viveremos com ele, 9 pois sabemos que Cristo, ressuscitado dos mortos, não morre mais; a morte já não tem poder sobre ele. 10 Porque morrendo, Cristo morreu de uma vez por todas para o pecado; vivendo, ele vive para Deus. 11 Assim também vocês considerem-se mortos para o pecado e vivos para Deus, em Jesus Cristo.

 

 

 Jesus foi morto por um sistema social injusto, pecaminoso e mortal. Este sistema está se repetindo na vida de milhões de pessoas doentes e dependentes que vive uma realidade de morte, também fruto desse sistema social injusto onde se distorcem os valores cristão e se perde o sentido da vida. Mas Deus ressuscitou Jesus para sempre. E também nos renova a cada dia para que haja uma abundância de graças r bênçãos em nossas vidas.

Pela fé e pelo batismo, o cristão participa da morte e ressurreição de Jesus. Em outras palavras, cristão é aquele que passa por uma transformação radical: rompe com sistema pecaminoso gerador de injustiça e morte, renasce da droga para sobriedade “um novo batismo” a fim de contribuir para construção do homem novo e a consolidação de uma sociedade nova, que promova a vida e a justiça.

Assim todo dependente em recuperação buscando a sobriedade deve morrer para sua vida passada, “homem velho” e converter-se vivendo o batismo em uma vida nova a cada dia, participando da vida autêntica de Jesus. Ser batizado é viver uma vida de caminhada para luz de Cristo.

Pelo batismo participamos da missão de Cristo, de uma nova condição de vida, que se caracteriza pelo acolhimento do mistério de Jesus, na fé e na conversão. Isto nos leva a uma mudança radical de vida, “homem novo”, aceitando o Programa de Vida Nova “mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo”