Reparar

07/03/2010 00:54

 

Palavra Mt 7, 1-5

 

1 “Não julguem, e vocês não serão julgados. 2 De fato, vocês serão julgados com o mesmo julgamento com que vocês julgarem, e serão medidos com a mesma medida com que vocês medirem.

3 Por que você fica olhando o cisco no olho do seu irmão, e não presta atenção à trave que está no seu próprio olho? 4 Ou, como você se atreve a dizer ao irmão: ‘deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando você mesmo tem uma trave no seu? 5 Hipócrita, tire primeiro a trave do seu próprio olho, e então você enxergará bem para tirar o cisco do olho do seu irmão.”

 

Continuando nosso processo árduo de reparação sempre ficamos procurando culpados para os nossos defeitos, falhas, omissões, vícios e pecados. Tudo isso é motivo pra “justificar” as nossas más escolhas. Porém, mais uma vez a Palavra de Deus vem nos dar uma rasteira quando diz que eu fico olhando o cisco no olho do meu irmão, os seus pequenos defeitos, e não sou capaz de ver a situação em que eu mesmo me encontro, não enxergando a trave que está no meu olho.

Exijo que os outros mudem, que todos me aceitem como eu sou. Fico procurando sempre me justificar porém aprendi na vivencia do Programa de Vida Nova da Pastoral que devo olhar para dentro de mim, falar dos meus problemas ao invés de ficar procurando culpados para justificar meu erros.

Reparar exige um profundo processo de conversão, mudança de atitudes, pensamentos, uma mudança de vida.

Reparar me obriga a sair de mim a ir ao encontro do irmão. Abrir-me para uma relação nova afetiva positiva e efetiva baseada na verdade e sem ressentimentos. É necessário ter humildade e coragem de dar mais um passo e pedir perdão.

É um dos passos mais difíceis. Admito que eu preciso ir ao encontro do outro para reparar. É preciso ter coragem para quebrar verdadeiramente o meu orgulho.

Senhor ensina-me a reparar financeira e moralmente a todos que na minha dependência eu prejudiquei.