Reparar

14-11-2010 00:03

 

Palavra  Tt 3, 3-7

 

3 Também nós, antigamente, éramos insensatos, desobedientes, extraviados, escravos de todo tipo de paixões e prazeres, vivendo na perversidade e na inveja, dignos de ódio e odiando-nos uns aos outros. 4 Mas a bondade e o amor de Deus, nosso Salvador, se manifestaram. Ele nos salvou, 5 não por causa dos atos justos que tivéssemos praticado, mas porque fomos lavados por sua misericórdia através do poder regenerador e renovador do Espírito Santo. 6 Deus derramou abundantemente o Espírito sobre nós, por meio de Jesus Cristo nosso Salvador, 4 para que, justificados por sua graça, nós nos tornássemos herdeiros da esperança da vida eterna.

 

 

Reparar é resgatar a dignidade:

 

            Nós também como o texto bíblico de hoje, tivemos uma vida de insensatez, desobediência, extravios, éramos escravos das drogas, das paixões e dos prazeres. Vivíamos um tempo de perversidade, de inveja, nos pervertendo, pervertendo os outros, andando com más companhias, com um grupo de morte e odiávamos aqueles que não compactuavam conosco. Por causa da nossa opção pela droga éramos dignos de ódio, de desprezo, nos marginalizando. Podemos dizer que mesmo querendo viver, odiávamos a vida que tínhamos. E para não voltar atrás, para não reparar, vivíamos essa vida desregrada, sem dignidade.

            Como já vimos nos passos anteriores muitas coisas já reparamos. Algumas coisas em nossas vidas estão renovando. Porque reconhecemos que estávamos vivendo na morte, na incerteza e não o bem, a sobriedade. Mas algo dentro de nós clamava, gritava por dignidade.

            Quando chegamos ao fundo do poço, quando clamamos a mão misericordiosa e bondosa do amor de Deus nos salvou.

            Deus porque eu permiti, começou a agir e a se manifestar em mim. É Deus quem está me salvando. É Deus quem me leva a pensar, a agir, a fazer o bem, só por hoje.

            Deus está me regenerando, me renovando no Seu  Espírito.

            Este texto nos fala e nos remete aos acontecimentos do passado, mas também nos conscientiza que é necessário uma conversão  radical, isto é, uma mudança profunda no nosso modo de viver.

            Aqui está o mistério do verdadeiro cristão que passa da morte para a vida, isto é conversão, e nos é relembrado em cada  versículo o amor de Deus, a salvação pela graça, o batismo e o dom do Espírito Santos. E a certeza, pela fé, de que seremos, em Cristo Jesus, vencedores de todo o mal, de toda a fraqueza e assim teremos uma vida renovada, sendo capazes de reparar todos os males que causamos aos outro e a nós mesmos.